terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Quando Nietzsche Chorou - Irvin Yalom


"Todas as ações são auto dirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor-próprio"


Resolvi tirar essa citação do livro exposto no título, porque acho uma das idéias mais brilhantes atribuídas a Nietzsche, no fundo, no fundo, somos todos egoístas e egocentricos, nos doamos na necessidade de receber algo, e se formos questionar os reais motivos de toda boa ação, a resposta em geral é sentir-se bem consigo, reforçar a autoimagem imposta pela sociedade de uma pessoa boa e menos egocêntrica, e consequentemente, no fundo tudo isso encarna no personagem de atender a nossa própria vontade de ser aceito, de ser interessante, de ser bom, não exatamente para os outros em primeiro lugar, mas para atender um desejo interno de aceitação.
Até que ponto somos seres sociais? Até que ponto nos fechamos em nossos próprios pensamentos e afastamos o outro do verdadeiro eu que nos mortifica e assusta?


Li em uma das resenhas divulgadas na internet no "Recanto dos Livros" que o autor estudou a biografia dos personagens principais da trama: Freud, Breuer, Nietzsche e Lou Salomé, envolvendo traços da realidade a ficção. Vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário