domingo, 11 de dezembro de 2011

O passado dorme ao seu lado...

Aprender a lidar com o passado não é tarefa fácil, mas é infinitamente mais agradável do que andar sobre as nuvens de uma realidade inexistente, o príncipe encantado, pode não ter sido principe por toda a sua vida e sim ter aprendido com seus erros, a princesa pode ter sido meretriz e ter escolhido viver de forma diferente, triste é fingir não ter passado e derramar lágrimas quando algo que chega veio de uma realidade reprimida, negada, porque aquilo que se nega não deixa de existir, e mais triste ainda é não conhecer nada, é não ter experienciado nada, porque nunca se saberá ao certo o que foi uma verdadeira escolha, e o que foi falta de coragem ou opção.
Outro dia li no face de um dos escritores que mais amo nesse mundo, meu namorado, que "A verdade é fundamental para uma relação saudável. Mas ela corta feito punhal e quando sangra só a confiança faz cicatrizar", é difícil lidar com o passado e quando recebemos qualquer informação a qual não estejamos preparados, existe sempre a sensação de que algo cairá em ruínas, e o sentimento de fragilidade se torna forte demais pra que consigamos olhar adiante, a ferida fica aberta, exposta, até que a confiança chegue aos poucos pra sanar o que essa nova realidade trouxe. Cavamos fundo, destruímos o que temos aos nossos pés o suficiente para que logo em seguida possamos construir os alicerces de algo sólido.
A velha história do príncipe encantado não existe nesse século, o príncipe de hoje teve ex namorada, teve ex esposa teve uma outra realidade antes que você aparecesse na vida dele, ele não é virgem e muitos passaram dias e noites com muitas damas que você não recomendaria nem mesmo pro seu pior inimigo ou até mulheres maravilhosas, que destroem sua autoestima, porque misteriosamente você procura defeitos, mas não consegue apontar nenhum pra elevar um sorriso no canto esquerdo do rosto. E isso é algo que todos temos que nos adaptar e não é negando o passado e destruindo o que houve de belo que vamos conseguir construir um futuro consistente, porque foi com os erros e acertos do passado que aquela pessoa se contruiu e não sejamos falsos, nós mesmos nos construímos à base de muitos erros e acertos, quem sabe até mais do que o outro.
Desconfie de quem não tem passado, desconfie dos anjos, das estátuas de mármore fino que andam e gesticulam em forma de gente, elas não existem. Desconfie também de um passado em preto e cinza que não gere culpa. Seu maior inimigo pode ter deitado ao seu lado pintando-se de dono dos seus sonhos sem você ter percebido, da mesma forma que o homem da sua vida pode ter sido dispensado, porque simplesmente você não deu uma chance para que ele lhe mostrasse ser uma pessoa diferente, nunca se esqueça: -Você não pode cobrar uma chance sem nunca ter dado uma!
O passado nunca vai estar distante o suficiente, tolo engano de quem pensa que sim, o passado forma seus atores, pro bem ou pro mal, dependendo da forma de encarar, mas é ele que está infinitamente presente na pessoa que você beija todos os dias.
Não devemos esquecer que mudamos constantemente conforme as folhas caem, as pessoas passam, a vida muda, o corpo se transforma e os cabelos embranquecem.
Lidar com o passado não é fácil, mas é algo indissociável de qualquer tentativa de construir uma vida ao lado de outra pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário